Entre os problemas que existem no meio corporativo, a alta rotatividade no quadro de funcionários é um dos principais indicadores de que a empresa não está no seu melhor momento.
A rotatividade de pessoal ou turnover, no inglês, é caracterizada pelo fluxo de entradas e saídas de pessoas em uma organização. Em outras palavras, está relacionada com a saída de profissionais e a entrada de outros na empresa, seja por demissão por parte da empresa ou pedido de demissão por parte do funcionário.
O turnover, até certo nível, é positivo para a saúde geral da empresa, lapidando as equipes que compõem o empreendimento sempre que necessário, buscando diversidade de talentos e trabalhadores compatíveis com a cultura organizacional.
Essa variabilidade de funcionários ao longo do tempo, entretanto, é prejudicial quando o fluxo de demissões e novas contratações é alto, podendo definir se uma empresa tem capacidade de manter-se competitiva no mercado.
Isso ocorre porque, quando a rotatividade de profissionais sai do controle, a empresa perde com mais facilidade seus talentos, abrindo espaço para empresas concorrentes reterem esses funcionários qualificados. Além disso, torna-se cada vez mais difícil seguir com projetos pertinentes ao desenvolvimento e expansão da empresa, pois interfere diretamente na dinâmica das equipes e dos executivos ao gastarem tempo e energia para fazer adaptações, treinar novos integrantes e retomar o ritmo de trabalho.
O que fazer para contornar esse problema
É necessário refletir e fazer uma análise estratégica quando as demissões e pedidos de demissão são muito frequentes. Antes de qualquer coisa, então, é necessário entender o momento de sua empresa, sua cultura de trabalho, sua cadeia de valor, suas vantagens no mercado e o que pode ser melhorado como um todo. A partir disso, abre-se espaço para compreender o que pode ser feito quanto a altos indicadores de turnover. Alguns dos tópicos mais pertinentes ao problema estão destacados abaixo:
Avalie os indicadores de desligamento da sua empresa
Eventualmente, empresas precisam demitir funcionários por inadequação profissional ou por necessidade de cortes na folha de pagamentos. Faça reuniões com os stakeholders da corporação para entender até onde esse fluxo de demissões é natural e previsto. É possível, às vezes, que funcionários sejam demitidos pois não houve clareza na comunicação entre RH e outros setores para entender as qualificações que eram necessárias no momento da contratação, além de divergências no feat cultural entre colaborador e empresa.
Proporcione um ambiente de trabalho saudável
Toda empresa espera que seus funcionários sejam produtivos e que deem bons resultados. É necessário avaliar quando a cobrança se torna excessiva, gerando frustração tanto nos colaboradores, que sentem que não são valorizados, quanto na empresa, que precisará lidar com inconstâncias na entrega de resultados por parte dos colaboradores. Além disso, tornou-se cada vez mais comum no meio corporativo a discussão sobre o burnout e suas consequências. Portanto, fica em evidência a importância de investir no relacionamento com os funcionários para alinhar expectativas e gerar um espaço em que eles se sintam valorizados. Esse tipo de iniciativa gera engajamento do funcionário com a empresa, diminuindo as chances de ele procurar ativamente por novas oportunidades no mercado de trabalho.
Estude o mercado, as faixas salariais do seu setor e o que seus concorrentes estão fazendo para manter seus talentos
O salário é um dos maiores definidores da satisfação dos colaboradores. Se informe quanto à situação do mercado e quais são os salários que seus concorrentes estão dispostos a propor. Caso os salários sejam maiores em outras empresas, pense em vantagens que mantenham sua empresa competitiva na busca por novos talentos: sua empresa oferece plano de carreira, plano de saúde, uma cultura empresarial transparente e humana?
Invista na liderança de seus gestores
Lideranças fortes são decisivas não somente em momentos de crise, como também em momentos de fartas oportunidades. Um gestor que conversa com sua equipe de maneira clara e empática, conseguindo compreender os pontos fortes e fracos de seus subordinados para direcioná-los corretamente em suas funções, possui mais chances de obter sucesso no ganho de resultados.
Para saber mais sobre turnover (rotatividade de pessoal) e como calculá-lo, clique aqui: Turnover: o que é, como calcular e qual o impacto na empresa (gupy.io)
Para ver como a Apple nadou contra a corrente de outras gigantes de tecnologia e evitou uma demissão em massa, clique aqui: Apple: gigante da tecnologia consegue evitar onda de demissões que abala concorrentes | Mundo Conectado