Pesquisa do Pacto Global da ONU e Accenture mostra resiliência dos diretores executivos ao enfrentar os desafios de sustentabilidade propostos pela ONU
Os CEOs estão enfrentando um desafio global sem precedentes. De acordo com a pesquisa global do Pacto Global da ONU e Accenture, feita a partir da percepção de 2.600 CEOs de 128 países, 18 indústrias e mais de 130 entrevistas profundas, 93% dos diretores executivos respondentes estão enfrentando dez ou mais desafios simultâneos de sustentabilidade.
Ainda de acordo com a pesquisa, 87% deles acreditam que a entrega dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU (ODS) será impactada devido ao atual nível de mudanças no mundo.
Isto ocorre pois, devido ao cenário geopolítico e ambiental atual, indo desde as incertezas na economia global geradas pela guerra entre Rússia e Ucrânia até ao mundo gradativamente se recuperando dos impactos da Covid-19 no mercado e na sociedade, criaram-se razões novas pelas quais CEOs se preocupam em entregar valor para os stakeholders.
Alguns CEOs, porém, continuam gerando taxas de sucesso na entrega de valor em seus segmentos, trazendo vantagem competitiva em seus mercados. Pelo menos dois terços desses líderes (66%) apontam que suas empresas estão engajadas em parcerias estratégicas de longo prazo, remodelando assim o futuro do desenvolvimento sustentável de suas empresas por meio da inovação e cooperação.
Consequentemente, segundo a pesquisa, esses executivos estão reconfigurando a cadeia de suprimentos, treinando seus times com a aquisição de novas habilidades e reavaliando a relação entre indústria e recursos naturais por meio de pesquisas de descobertas tecnológicas que vão de inovações físicas e biológicas à digitais.
Dos desafios enfrentados, os mais presentes são, respectivamente:
- Levar sustentabilidade para seus negócios por meio de novos produtos e serviços sustentáveis (63%);
- Melhorar os dados de sustentabilidade em toda sua cadeia de valor (55%);
- Investir em energias renováveis (49%);
- Migrar para um modelo de negócios circular (49%);
- Aumentar investimentos em inovação sustentável (40%).
Não obstante, os CEOs ainda identificaram como as principais iniciativas para se construir resiliência na empresa:
- Estabelecer objetivos de clima com metas baseadas na ciência;
- Investir na diversidade da força de trabalho;
- Aumentar a visibilidade da cadeia de suprimentos;
- Proteger uma maior biodiversidade;
- Fazer parcerias com outras indústrias para encontrar soluções tecnológicas.
Perante os dados coletados, Sanja Ojiambo, diretora executiva do Pacto Global das Nações Unidas, afirma: “Apesar dos contratempos, há espaço para a esperança. Os CEOs que pesquisamos acreditam que eles podem construir credibilidade e valor de marca ao se comprometerem com os 10 Princípios e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável em suas operações – não só porque é a coisa certa a se fazer, mas porque é bom para os negócios”.
Para saber mais sobre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU (ODS), clique aqui: Objetivos de Desenvolvimento Sustentável | As Nações Unidas no Brasil
Para saber mais detalhadamente sobre a pesquisa do Pacto Global das Nações Unidas, clique aqui: CEOs estão enfrentando 10 ou mais desafios de sustentabilidade, diz pesquisa | Exame