Pequenas empresas da indústria se mostram confiantes quanto ao futuro e têm seu horizonte expandido com novos fomentos ao empreendedorismo
Mesmo com cenário de incertezas, ocasionado pela mudança de governo e recentes acontecimentos no cenário político nacional e internacional, pequenas empresas da indústria se mostram otimistas quanto ao futuro.
Calculado em parceria pelo Sebrae e pela Fundação Getúlio Vargas, os dados do Índice de Confiança das micro e pequenas empresas (IC-MPE), que medem o nível de confiança dos donos de micro e pequenas empresas, apontaram um crescimento de 2,8 pontos em dezembro de 2022 no setor da indústria.
O crescimento da confiança das pequenas empresas da indústria vai na contramão da queda de confiança nos outros dois setores medidos na pesquisa: o comércio e o setor de serviços.
A alta na indústria em dezembro, de acordo com o Sebrae, foi impulsionada pelo setor de alimentos, refino, produtos químicos, metalurgia e produtos de metal.
Segundo a pesquisa, há expectativa de aumento na confiança das empresas nos primeiros meses de 2023, especialmente na indústria e nos serviços.
“Apesar das possíveis incertezas sobre a condução da política econômica, estamos otimistas quanto às sinalizações de fomento ao empreendedorismo e crédito para o segmento”, afirma Carlos Melles, presidente da Sebrae.
Nova Secretaria focada em micro e pequenas empresas pode trazer cenário de fomento ao empreendedorismo e à inovação
Com a inauguração da Secretaria das Micro e Pequenas Empresas, o micro e pequeno empreendedor terá novas ferramentas para expandir seus negócios.
Dentre os objetivos da nova Secretaria que fará parte do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, está o de “desenvolver apoio à inserção dos artesãos, dos microempreendedores individuais, das microempresas e das empresas de pequeno porte na economia brasileira e no comércio internacional”.
A Secretaria também terá como objetivo formular, implementar, coordenar, acompanhar e avaliar políticas públicas, programas e ações e apoio aos segmentos previamente citados. Os donos de pequenas indústrias, portanto, terão dispostas novas possibilidades para a evolução sustentável de seus negócios.
Para saber mais sobre a nova Secretaria das Micro e Pequenas Empresas, clique aqui: Empreendedorismo ganha pasta própria em nova gestão federal (folhavitoria.com.br)
Para saber mais sobre o Índice de Confiança geral das MPE, clique aqui: Confiança dos pequenos negócios da indústria sobe, influenciada pela expectativa de melhora em 2023 | ASN Nacional – Agência Sebrae de Notícias (agenciasebrae.com.br)