A indústria de brinquedos brasileira é um setor que vem crescendo de forma consistente nos últimos anos, gerando empregos, renda e inovação. Segundo dados da Associação Brasileira dos Fabricantes de Brinquedos (ABRINQ), em 2022 o faturamento teve previsão de crescimento 7% em relação ao ano anterior e mantém uma projeção de crescimento de 7% para 2023.
De acordo com o Ministério da Economia, de janeiro a setembro de 2022, o setor, junto de artigos para bebês e crianças, alcançou o maior resultado em exportações em dez anos, com US$ 27,8 milhões em faturamento.
O setor de brinquedos faz parte da economia criativa, que engloba atividades, produtos ou serviços que se baseiam no conhecimento e na criatividade para gerar valor. Ele contribui para o desenvolvimento econômico do país ao estimular a produção nacional, a geração de empregos e a competitividade.
Além disso, tal indústria também movimenta outros segmentos da economia, como o varejo, a logística, o design e a publicidade. Segundo dados da ABRINQ, as vendas do setor se concentram principalmente nos meses de julho, agosto, setembro e outubro, para abastecer as lojas no Dia das Crianças e no Natal.
A indústria de brinquedos também tem um impacto social importante, pois os brinquedos são elementos essenciais para o desenvolvimento infantil. Eles estimulam a imaginação, a criatividade, a expressão, a socialização e a aprendizagem das crianças. Além disso, esse tipo de produto também pode transmitir valores culturais, educacionais e éticos.
Oportunidades da indústria de brinquedos
Nesse sentido, o setor tem buscado se adaptar às demandas e tendências da sociedade contemporânea, oferecendo produtos que atendam às necessidades e expectativas das crianças e dos pais. Por exemplo, há uma maior preocupação com a diversidade, a inclusão, a sustentabilidade e a tecnologia nos brinquedos.
Uma das tendências mais evidentes na indústria de brinquedos é a integração cada vez maior entre o físico e o digital, ou seja, a criação de brinquedos que se conectam com aplicativos, jogos, realidade aumentada, inteligência artificial e outras tecnologias. Essa integração visa proporcionar experiências mais imersivas, interativas e personalizadas para as crianças, que estão cada vez mais familiarizadas com o uso de dispositivos eletrônicos desde cedo. Alguns exemplos de brinquedos que seguem essa tendência são os robôs educativos, as bonecas inteligentes, os drones controlados por smartphone e os kits de programação.
O empresário do setor pode tomar a iniciativa para integrar tecnologia e criatividade em produtos inovadores para o público-alvo. Entre as principais estratégias para conquistar espaço no mercado, destacam-se:
- Criar produtos únicos: por ser uma indústria onde a criatividade é recompensada, investir na geração de novos produtos se mostra um grande desafio. Por isso, é essencial para o empresário do setor buscar conhecer seu público consumidor, a fim de criar produtos personalizados. A idade de quem usará o produto, além do contexto social no qual se está inserido influencia diretamente nesse tipo de decisão. O mercado de jogos de tabuleiro, por exemplo, disparou nos últimos anos, motivado pela pandemia e pela mudança nos hábitos sociais das últimas gerações.
- Estudar a viabilidade de estruturar um e-commerce: ter uma plataforma de vendas responsiva, segura e fácil de navegar é um diferencial no mercado, onde cada vez mais pessoas compram diretamente pela internet. Para isso, investir na qualidade da entrega e no marketing digital é fundamental. Ademais, o e-commerce traz a oportunidade de monitorar indicadores importantes, como o desempenho do negócio, tráfego, conversão, ticket médio e satisfação do cliente.
- Criar uma marca forte: a marca é um elemento fundamental para o sucesso na indústria de brinquedos, pois é ela que transmite a identidade, os valores e o diferencial dos seus produtos, gerando reconhecimento, confiança e preferência entre os consumidores. Definir seu público-alvo e o seu posicionamento no mercado é uma tarefa indispensável, pois assim será possível desenvolver uma melhor imagem da empresa e padronizar a comunicação da marca com a sociedade.
- Investir em sustentabilidade: a indústria de brinquedos ainda é majoritariamente dependente do uso do plástico como matéria-prima na cadeia produtiva. Procurar por alternativas aos materiais poluentes poderá ser cada vez mais determinante para a manutenção da boa imagem da marca.
Se você quiser saber mais sobre a mudança nos hábitos de consumo da população, clique aqui e veja nosso texto sobre o assunto: Como o consumidor está transformando a demanda industrial – Viabiliza + (viabilizamais.com.br)
Para saber mais sobre as exportações da indústria de brinquedos em 2022, clique aqui: Indústria brasileira de brinquedos tem o melhor resultado em mais de dez anos e bate recordes nas exportações | Brasil 61
Para saber mais sobre as projeções de crescimento do setor, clique aqui: Mercado de brinquedos deve crescer 7% e faturar R$ 9 bilhões em 2023 | InvesteSP