Indústria Química é pioneira em inovação

Setor químico está na primeira posição entre os setores industriais quando se trata de inovação


A última Pesquisa de Inovação Semestral (Pintec) realizada em parceria com a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) e a UFRJ e publicado pelo IBGE confirma: as indústrias químicas do país apresentaram índice de 87% de inovação, superando em inovação setores como os de equipamento de informática (86,5%) e veículos automotores (84,7%). No geral, a média do índice de inovação industrial ficou em 70,5%.



Os dados são referentes ao segundo semestre do ano de 2021, onde 9.408 indústrias das áreas de transformação e extrativismo foram ouvidas para formar a base de dados. 

O índice elevado em inovação pode se dar por variados motivos. A reação do setor químico perante a pandemia de Covid-19, por exemplo, gerou novos investimentos em pesquisas, acelerando o desenvolvimento de novas tecnologias para o mercado, além de uma cultura que valoriza uma boa qualificação de profissionais da área nas universidades.

Brasil é destaque em pioneirismo dentro do setor


Dan Plachta, diretor da Indústria Química IQT, afirma que o Brasil se destaca no setor químico perante o mundo e observa que os dados publicados pelo IBGE refletem a realidade que se observa no dia a dia dentro do setor.

“O Brasil é destaque no mundo quando se trata de pioneirismo dentro do nosso setor. (…) O modelo “open lab”, ou seja, a criação conjunta de novos produtos com clientes e parceiros, também é outro fator que faz com que descobertas inovadoras apareçam“, salienta Plachta.

Quais inovações são essas?


Dentro do segmento, pode-se destacar o uso de sensores, que serão utilizados para um maior controle da produção dos insumos, análises complexas por meio de inteligência artificial e o uso da Internet das Coisas (IoT) para uma melhor comunicação entre robôs que movimentam o processo produtivo das fábricas.


Além disso, nota-se cada vez mais presente a necessidade das indústrias em inovar com novas soluções para os processos administrativos presentes em sua cadeia de valor, vendendo soluções completas que possam resolver as demandas de seus clientes por meio de aplicativos, plataformas e modelos de negócios mais eficientes.

Para saber mais sobre a última Pintec, clique aqui: Pesquisa de Inovação Semestral | IBGE


Para saber mais sobre a visão do setor acerca da pesquisa, clique aqui: Setor químico é o que mais inova na indústria brasileira (folhavitoria.com.br)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recentes