Impressão 3D na construção civil: promessa inovadora


A impressão 3D está se tornando uma tecnologia cada vez mais relevante e promissora na indústria da construção civil. Também conhecida como fabricação aditiva, essa técnica revolucionária permite a criação de estruturas complexas e personalizadas por meio da camada por camada de deposição de materiais. 

O método de impressão 3D traz consigo uma série de inovações que estão transformando a indústria de construção, como a capacidade de fabricar estruturas complexas e feitas a partir de materiais sustentáveis, viabilizando habitações de baixo custo, a reabilitação de edifícios e a infraestrutura modular, o que faz da inovadora ferramenta uma nova forma de conceber e executar projetos. 

A tecnologia oferece benefícios significativos na construção civil, tais como:

  • Redução de custos: a impressão 3D permite a fabricação de componentes construtivos diretamente no local, eliminando a necessidade de transporte e armazenamento de materiais. Além disso, a otimização do uso de materiais reduz o desperdício, resultando em economias significativas.
  • Aceleração dos prazos de entrega: é mais rápida do que os métodos tradicionais, pois permite a fabricação automatizada e contínua de estruturas. Isso resulta em tempos de construção mais curtos, permitindo que projetos sejam concluídos em menor tempo.
  • Personalização e design complexo: a tecnologia oferece liberdade de design arquitetônico, permitindo a criação de estruturas complexas e personalizadas que seriam difíceis de serem construídas por meios convencionais. Isso permite que os projetos sejam adaptados às necessidades específicas dos clientes.
  • Sustentabilidade: permite a utilização de materiais mais sustentáveis, como concretos de baixa emissão de carbono e materiais reciclados. Além disso, a redução de desperdício e a otimização do uso de materiais contribuem para a sustentabilidade ambiental.
  • Maior segurança e resistência: por fim, a ferramenta tem o potencial de permitir a criação de estruturas mais resistentes e duráveis. A fabricação precisa e a capacidade de integrar elementos estruturais resultam em construções mais seguras e estáveis.

Casca de ovo é matéria-prima de inovador tijolo 3D

Um case de sucesso conquistado pelo uso de soluções inovadoras com a impressão 3D é o da empresa mexicana MANUFACTURA, que desenvolveu um tijolo 100% sustentável feito com cascas de ovos, sendo esse material doado por restaurantes locais. Utilizando a avançada tecnologia de impressão do braço robótico KUKA KR-150, as cascas de ovos foram habilmente mescladas a agregados sustentáveis para a fabricação do inovador tijolo.

O projeto, denominado “The Eggshell Project”, ou “O Projeto Casca de Ovo” em português, chamou atenção na mídia mexicana e sul americana por demonstrar a diversidade de soluções que podem ser desenvolvidas com o uso de tecnologias advindas da Indústria 4.0.

Outro exemplo de inovação com o método de impressão 3D é a notável criação da engenheira brasileira Gabriela Medero e seu colega Sam Chapman, o K-Briq, um revolucionário tijolo composto por resíduos de construção que representam cerca de 90% de sua composição. Esse tijolo pioneiro reduz em até um décimo as emissões de carbono geradas pelos tijolos tradicionais.

Se você quiser saber mais sobre a sustentabilidade na construção civil brasileira, clique aqui e leia nosso texto sobre o assunto: Brasil é um dos líderes em construção civil sustentável – Viabiliza + (viabilizamais.com.br)

Fato é que, com o avanço da Indústria 4.0, novas aplicações de tecnologias de ponta que promovam a eficiência e a sustentabilidade serão desenvolvidas, trazendo uma variedade cada vez maior de personalização na criação de produtos e nas cadeias produtivas, criando-se assim oportunidades competitivas às empresas que decidirem trilhar um caminho de inovação.

Se você quiser saber mais sobre o material criado pela MANUFACTURA, clique aqui: Tijolos impressos em 3D são construídos a partir de cascas de ovos | Um só planeta | Casa Vogue (globo.com)

Se você quiser saber mais sobre o tijolo K-Briq, clique aqui: Brasileira cria tijolo sustentável e menos poluente com resíduos de construção | Energia e Ciência | Um só Planeta (globo.com)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recentes