Análises de mercado comprovam que cada vez mais os consumidores querem produtos e serviços que sejam sustentáveis
Anualmente, mais consumidores buscam por produtos e serviços de marcas que valorizem práticas sustentáveis. Isso cria um ambiente positivo em que a competitividade cresce a partir da qualidade dos produtos aliada a políticas empresariais e inovações que foquem na boa gestão do meio ambiente.
Essa preocupação fica evidente a partir de pesquisas de análise de mercado, como a Teads, uma plataforma global de mídia, que lançou um estudo em colaboração com a Kantar, uma empresa líder em consultoria. O propósito do estudo, denominado “Desenvolvimento Sustentável: marcas e publicidade no Brasil” foi traçar um perfil do impacto da sustentabilidade na rotina dos brasileiros e suas perspectivas sobre as iniciativas das marcas nessa direção.
Para alcançar seus objetivos, a pesquisa foi realizada através de mais de 536 entrevistas, com homens e mulheres na mesma proporção e acima de 16 anos. A amostra foi distribuída igualmente pelos 26 estados brasileiros e pelo Distrito Federal, e dividiu-se em 42% de indivíduos entre 16 e 29 anos, 37% entre 30 e 44 anos e 13% acima de 45 anos. Além disso, 60% dos entrevistados pertenciam a níveis socioeconômicos alto/médio e 40% médio/baixo.
Os resultados da pesquisa mostraram que nove em cada 10 brasileiros consideram a sustentabilidade importante em suas vidas. À medida que o foco das preocupações muda de questões como a pandemia ou a guerra da Ucrânia, o interesse e a atenção para questões ambientais, como a poluição do ar e da água e a escassez de recursos naturais, está crescendo.
Os participantes do estudo afirmaram que 87% dos respondentes buscam fazer um uso racional da água, 76% controlam o consumo de eletricidade, 68% reutilizam embalagens e 67% já estão acostumados a separar o lixo para reciclagem.
Ainda de acordo com o levantamento, os entrevistados apontaram que as principais ações que as empresas devem levar em conta são o uso de materiais recicláveis (86%) e o apoio a causas sociais (82%). Outras observações importantes foram feitas, como a preferência por produtos livres de plástico (79%), cruelty-free (74%), orgânicos (74%), eco-friendly (73%) e veganos (53%), sendo que os participantes priorizaram essas características em ordem decrescente de importância.
Em outra pesquisa, desta vez da KPMG e que foi baseada em entrevistas com 30 mil pessoas em 11 países, demonstrou-se que a sustentabilidade tem influenciado os hábitos de consumo em todo o mundo. De acordo com os resultados, aproximadamente 85% dos consumidores realizaram mudanças em seu estilo de vida e comportamento com o objetivo de se tornarem mais sustentáveis. Além disso, 76% dos entrevistados classificaram a proteção ambiental como mais importante do que o crescimento econômico, mostrando uma mudança significativa nas prioridades das pessoas.
Por isso, é fundamental à indústria realizar a implementação de práticas sustentáveis. Essa iniciativa não só contribui para a preservação do meio ambiente e a redução do impacto negativo de atividades poluentes, como também gera economia de recursos, melhoria da eficiência dos processos e aumenta a produtividade no geral. Além disso, as empresas que adotam práticas sustentáveis podem obter vantagens competitivas, aumentando a lealdade do cliente e a fidelidade à marca.
Se você quiser saber mais sobre como os empresários estão lidando com os desafios de sustentabilidade no mundo, clique aqui e veja nosso texto sobre o assunto: Sustentabilidade e os desafios de começar – Viabiliza + (viabilizamais.com.br)
Se você quiser saber mais sobre o ESG, clique aqui e veja nosso texto sobre o assunto: O que você perde ao ignorar o ESG – Viabiliza + (viabilizamais.com.br)
Se você quiser saber mais sobre a Teads, clique aqui: Teads: The platform that means business