Brasil é um dos líderes em construção civil sustentável

Hoje, o país está entre os 10 principais países que concentram mais edificações sustentáveis. 


Ao longo dos últimos anos, o Brasil possui posição de destaque no ranking de Liderança em Energia e Design Ambiental, ou LEED (do inglês, Leadership in Energy and Environmental Design), ocupando a quinta colocação em 2020 e a sétima colocação em 2021, se mantendo atrás somente de países como China, Estados Unidos, Canadá e Índia.

Criada em 1993 pela United States Green Building Council (USGBC), a LEED é uma certificação americana para empreendimentos sustentáveis, adotada mundialmente por mais de 160 nações. A LEED existe para estimular o desenvolvimento verde da indústria da construção, promovendo o reconhecimento de empresas que utilizam de meios, materiais, tecnologias e metodologias sustentáveis em novos empreendimentos.

Essa conquista é resultante de, entre muitas coisas, constantes inovações no setor de construção civil, geradas a partir da aplicação de descobertas científicas provenientes de pesquisas acadêmicas feitas no país ou trazidas do exterior.

Além disso, os esforços contínuos do segmento ao buscar renovação no mercado com a utilização de metodologias como o ESG (Environmental, Social, Governance), sigla em inglês que define práticas pertinentes ao meio ambiente, ao social e à governança de empresas, faz da área de construção civil um terreno fértil para geração de riqueza e desenvolvimento sustentável no país.

O papel das descobertas e inovações na área


De tempos em tempos, evidencia-se uma novidade no setor de construção que aquece a busca por novas aplicações inovadoras. Um exemplo recente é a invenção da engenheira brasileira Gabriela Medero e seu colega Sam Chapman: o K-Briq, um tijolo feito de resíduos de construção (cerca de 90% de sua composição) e que gera um décimo das emissões de carbono geradas por um tijolo normal.

Assim como o caso de Gabriela, engenheiros, arquitetos e cientistas de diversas áreas produzem todos os anos novas soluções que podem ser utilizadas no mercado, setor esse que se preocupa cada vez mais em agregar valor ao focar tanto em maior economia no ciclo de produção quanto em ecologia.

Desse modo, cria-se uma vasta teia entre as variáveis que constituem o progresso da indústria da construção, abrindo caminho para empresas do meio se aventurarem em projetos modernos e inovadores.



Para saber mais sobre a certificação LEED, clique aqui: Certificação LEED: O que é e qual sua importância? (cte.com.br)


Para saber mais sobre a certificação LEED, clique aqui: Construção civil sustentável: Como estamos em relação ao resto do mundo? – Conexão Tocantins – Portal de Notícias (conexaoto.com.br)


Para saber mais sobre o tijolo sustentável citado no texto, clique aqui: Brasileira cria tijolo sustentável e menos poluente com resíduos de construção | Energia e Ciência | Um só Planeta (globo.com)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recentes