Na década passada, o mundo presenciou a Blockbuster, a maior rede de locadoras de filmes na época, desaparecer do mercado completamente. A multinacional, que já possuiu mais de 9 mil lojas ao redor do globo, tem hoje uma única e pequena filial situada no estado de Oregon, nos Estados Unidos. Afinal, quais foram os motivos para uma gigante do setor de distribuição sumir do mapa?
Entre os muitos motivos, alguns mais ou menos complexos, um se destaca: empresas que não acompanham as mudanças e que não possuem em sua cultura a busca pela inovação, adaptação e foco no consumidor são sobrepujadas pela concorrência.
A análise de mercado, portanto, é essencial para o sucesso de qualquer negócio, pois permite conhecer as características, as necessidades e as preferências dos clientes, bem como os pontos fortes e fracos dos concorrentes. Além disso, ela auxilia na identificação das oportunidades e das ameaças do ambiente externo, que podem afetar o desempenho da empresa.
No setor industrial, um dos casos mais famosos de um bom estudo de mercado foi o da criação do IPhone em 2007. Para sua prototipação e consequente fabricação, a Apple identificou a demanda dos consumidores por um smartphone com múltiplas funções e uma interface simples e intuitiva, além de apostar em um design elegante e sofisticado que transmitisse a identidade da marca. O resultado foi um sucesso estrondoso, transformando a big tech em uma das empresas mais valiosas do mundo e influenciando o desenvolvimento de outros produtos.
Realizar uma análise de mercado na indústria traz diversos benefícios, tais como:
- Definir o público-alvo: ao segmentar o mercado em grupos de consumidores com características e demandas semelhantes, a empresa pode direcionar seus esforços de marketing e oferecer produtos ou serviços que atendam às expectativas e às necessidades desses clientes. Por exemplo, uma indústria alimentícia pode segmentar seu mercado em crianças em fase de crescimento e adultos, e desenvolver linhas de produtos específicas para cada faixa etária.
Outro exemplo é a própria Blockbuster. Hoje, com sua única loja aberta, a empresa percebeu que pode atender um nicho de mercado específico, utilizando da nostalgia e do charme único dos anos 90 e início dos anos 2000 para atrair turistas que querem ter a experiência de alugar filmes, conseguindo, dentro de seus limites, manter o bom funcionamento da loja.
- Estabelecer o posicionamento: a empresa pode definir como quer ser percebida pelos clientes em relação aos concorrentes, ou seja, qual é o seu diferencial competitivo. Uma indústria de móveis, por exemplo, pode se posicionar como uma marca que oferece qualidade, design e sustentabilidade com móveis feitos à medida.
- Avaliar a viabilidade: pode-se estimar o tamanho, o crescimento e o potencial do seu segmento de atuação, bem como os custos e os riscos envolvidos. Assim, torna-se possível avaliar se o negócio é viável e rentável, como uma indústria de eletrônicos ao analisar se há demanda suficiente para lançar um processador de computador mais potente no mercado.
Métodos de análise de mercado
Existem diversas ferramentas que podem ser utilizadas pela indústria para atingir um maior entendimento do mercado. Alguns dos principais métodos são:
- Pesquisa de mercado: consiste em coletar dados primários (ou seja, obtidos diretamente com os clientes ou potenciais clientes) por meio de questionários, entrevistas, observações ou experimentos. A pesquisa de mercado permite obter informações detalhadas e atualizadas sobre as características, as preferências, as motivações e o comportamento dos consumidores.
- Análise do setor: consiste em coletar dados secundários (ou seja, obtidos de fontes externas à empresa) sobre o tamanho, o crescimento, a estrutura, as tendências e os fatores críticos de sucesso do setor em que a empresa atua ou pretende atuar, obtendo-se uma visão geral do ambiente competitivo e das oportunidades e ameaças do mercado.
- Análise SWOT: consiste em identificar as Forças (Strengths), as Fraquezas (Weaknesses), as Oportunidades (Opportunities) e as Ameaças (Threats) da empresa em relação ao mercado. A análise SWOT permite avaliar os pontos fortes e fracos da empresa internamente e externamente.
- Análise da concorrência: consiste em analisar os principais concorrentes da empresa em termos de produtos ou serviços oferecidos, preços praticados, estratégias de marketing adotadas, participação de mercado, imagem e reputação. A análise da concorrência permite identificar as vantagens e desvantagens competitivas da empresa em relação aos seus rivais.
- Criação de personas: consiste em criar perfis fictícios de clientes ideais com base em dados reais sobre suas características demográficas, psicográficas e comportamentais. As personas também são uma ferramenta importante para diminuir riscos na criação de novos produtos, pois permitem humanizar os clientes e entender melhor suas necessidades, desejos e expectativas reais.
Para saber mais sobre a história da Blockbuster LLC, clique aqui: Blockbuster LLC – Wikipédia, a enciclopédia livre (wikipedia.org)
Para saber mais sobre a história do IPhone, clique aqui: Há 15 anos Steve Jobs apresentava iPhone e promovia revolução tecnológica (cnnbrasil.com.br)