Shigeo Shingo é visto por muitos como um dos maiores contribuidores para as práticas da indústria moderna. Nascido em 1909 na cidade de Saga, no Japão, ele cresceu e desenvolveu sua carreira em engenharia industrial no país e conquistou grande influência profissional nos Estados Unidos. Shingo é considerado um líder mundial em práticas e teorias industriais e de manufatura.
O engenheiro iniciou seu trabalho com a Toyota em 1969, após experiências satisfatórias com empresas como Toyo e Mitsubishi durante os anos 50. A função inicial de Shingo na empresa era reduzir o tempo de produção na fase de instalação dos dados, que aumentava devido a erros humanos e mecânicos.
Ele então desenvolveu uma técnica por meio de análise operacional que reduziu o tempo de produção, utilizando sistemas que minimizam o erro humano e oferecem qualidade ao maquinário para uma montagem precisa.
Com sua experiência e talento para inovação, Shingo começou a conquistar fama no segmento industrial do Ocidente, dando inicialmente consultorias privadas e, logo após, sendo convidado para palestrar em universidades americanas.
Ele concebeu o SMED, um método que tem como objetivo reduzir o tempo necessário para execução da operação de um setup para que o tempo seja inferior a um período especificado. Também pioneiro no conceito de Poka Yoke e Zero Quality Control.
Além dessas inovações, Shigo também ajudou no desenvolvimento do Sistema Toyota de Produção (da sigla em inglês, TPS) ao lado de Taiichi Ohno, engenheiro considerado o principal responsável pela criação do que veio a ficar conhecido mundialmente como Toyotismo e pai do Sistema Kanban.
Poka Yoke
Resumidamente, é uma técnica que garante a qualidade de um produto, impedindo que seja utilizado ou operado de forma incorreta. Os Poka Yoke podem ser vistos como mecanismos usados para colocar um processo à prova de erro. Idealmente, eles asseguram que as condições apropriadas existem anteriormente à execução de um passo do processo, impedindo que defeitos ocorram em primeira instância. Quando isto não é possível, executa-se uma função de detecção, eliminando o mais cedo possível defeitos no processo.
Shingo introduziu esse sistema enquanto trabalhava na Toyota e definiu como principais características os seguintes aspectos: não permitir erro humano durante o uso ou operação do produto e, na existência de um erro, fazer com que seja impossível para o usuário ignorá-lo.
Entre as vantagens que a técnica traz, estão o menor tempo de treinamento para os trabalhadores envolvidos no processo, o descarte de operações relacionadas ao controle de qualidade, a eliminação de uma operacionalidade repetitiva, a ação imediata quando surgem problemas e uma visão de trabalho visando a melhoria contínua de todos os processos agregados na produção. O Poka Yoke pode ser utilizado em outros setores com as devidas adaptações, como no setor comercial e de compra e venda.
O método é uma das bases do Sistema Toyota de Produção, tornando o meio fabril mais seguro e estável ao diminuir substancialmente os potenciais erros da cadeia produtiva de uma indústria.
O Sistema Toyota de Produção
Também conhecido como Toyotismo, é um sistema de produção baseado na fabricação sob demanda que foi desenvolvido pela Toyota entre 1947 e 1975 e que oferece uma melhor qualidade, menor custo e um lead time mais curto por meio da eliminação de desperdícios. Junto de Taiichi Ohno, Shigeo Shingo teve papel importante ao analisar profundamente TPS, além de traduzi-lo e divulgá-lo globalmente.
O TPS é formado sobre dois pilares, Just-in-Time, que é uma técnica de gestão da produção, que influencia no controle de estoque, e Jidoka, que é uma ferramenta utilizada na implantação do Lean em que se torna possível reduzir desperdícios e melhorar a qualidade dos produtos. O TPS é mantido e melhorado por interações entre trabalho padronizado e kaizen, seguidos de PDCA (Plan, Do, Check, Act) ou método científico.
O modelo de produção começou a se diversificar nas montadoras japonesas, possuindo características até então diferentes daquelas observadas até então nos sistemas estadunidenses da época, como o fordismo.
Entre suas peculiaridades, a estocagem de matérias-primas funcionava de maneira completamente distinta. Por ser um país dependente da importação de produtos primários, grandes estoques sempre foram um dos maiores desafios da indústria japonesa. Por isso, começou-se a adotar o sistema Just-in-Time, em que se trabalha com a ausência de estoque e o abastecimento do mercado e seu processo de entrega atende prazos pré-estabelecidos e que dependem da demanda do consumidor.
Em 1990, o Sistema Toyota de Produção foi reconhecido internacionalmente pela primeira vez, de maneira oficial, em um estudo realizado por pesquisadores do MIT acerca da indústria automobilística.
O sistema é formado por quatro regras implícitas. São elas:
- Todo trabalho deve ser especificado no seu conteúdo, sequência, tempo e resultado;
- Toda relação entre cliente e fornecedor, seja interno ou externo, deve ser direta, com um canal definido e claro para enviar pedidos e receber respostas;
- Todo fluxo de trabalho nos produtos e serviços deve ser simples e direto;
- Qualquer melhoria necessita ser desenvolvida por método científico, sob a coordenação de um orientador.
Outro elemento fundamental no TPS é o Kaizen Toyota, podendo ser definido pelo slogan da gigante automobilística, “Sempre melhor”. A filosofia Kaizen, que foi adaptada pela Toyota, remete ao contexto histórico de um Japão dos anos 50 que se recuperava dos efeitos da Segunda Guerra Mundial na sua sociedade.
Em síntese, suas práticas se apoiam na garantia da máxima qualidade, na eliminação de desperdícios e melhorias na eficiência. O Kaizen Toyota, portanto, promove melhorias e humaniza o ambiente de trabalho ao proporcionar a capacitação dos colaboradores para que estes consigam identificar áreas de melhoria e propor soluções, ao mesmo tempo que gera produtividade como produto dessa dinâmica.
Para saber mais sobre Shigeo Shingo, clique aqui: Shigeo Shingo: Biografia, Contribuições e Filosofia da Qualidade – Maestrovirtuale.com
Para saber mais sobre o Toyotismo, clique aqui: Toyotismo: o que é, características, origem – Brasil Escola (uol.com.br)