Não fique para trás: abrace o futuro com o 5G

Segundo especialistas da indústria, as empresas que não acompanharem os avanços tecnológicos podem perder competitividade no mercado

Os avanços na robótica, inteligência artificial, automação industrial, sensores sofisticados e em várias outras tecnologias têm sido marca registrada do potencial que a Indústria 4.0 vem demonstrando ao transformar o modo como as empresas atuam. De acordo com uma pesquisa recente da CNI (Confederação Nacional da Indústria), 69% das empresas do ramo da indústria já utilizam pelo menos uma tecnologia digital em uma lista que apresenta 18 aplicações distintas.

Dentre as diversas inovações digitais sendo desenvolvidas, o 5G atuará como um dos pilares para o funcionamento e manutenção dessa constante evolução tecnológica, com o potencial de ser uma ferramenta imprescindível para o empresário do ramo da indústria que quiser levar seu negócio para um próximo nível.

O que é a 5G

Em resumo, a 5G é a quinta geração da internet móvel. Ela apresenta maior estabilidade e velocidade nas conexões. Estima-se que a sua velocidade seja 100 vezes maior que a do 4G. Além disso, a 5G é energeticamente mais eficiente que suas antecessoras, reduzindo em até 90% o consumo de energia por dado trafegado, trazendo maior economia e sustentabilidade.

Por causa do 5G, o uso da IIoT (Internet das Coisas Industriais), terá uma maior conexão e integração, aumentando a comunicação e capacidade de resposta. Essa maior eficiência da 5G tornará possível uma revolução em diversos segmentos da indústria ao unir velocidade de conexão com a automação, gerando uma redução no tempo e nos custos da produção e logística.

Aplicações da 5G na indústria

Segundo o professor e consultor de tecnologia da Facamp, Nivaldo Marcusso, a nova internet fará com que as indústrias possam oferecer produtos cada vez mais personalizados aos clientes.

“Realidade ampliada, os metaversos, painéis holográficos, onde você pode controlar uma indústria que está distante, a gente conecta via rede 5G, a gente tem informações em tempo real. As empresas vão ter um benefício que chamamos de personalização: produtos e serviços específicos para cada tipo de consumidor. (…) Tem-se algoritmos de inteligência artificial que analisam o solo para poder oferecer, por exemplo, um adubo, um pesticida para cada metro quadrado. Essa agricultura de precisão vai trazer muita produtividade”, afirma Marcusso.

Entre as muitas inovações tecnológicas possíveis com o 5G, destacam-se:

  • Sensores inteligentes que podem detectar vazamentos de água, problemas elétricos, presença de fungos e insetos em plantações e outras diversas aplicações;
  • Imagens de campo em tempo real em plantações, trazendo informações sobre temperatura, clima e detecção de áudio e utilização de câmeras térmicas e de infravermelho;
  • Maior eficiência na automação industrial e na comunicação entre máquinas da indústria;
  • Possibilidade de produção 24 horas por dia, decorrente da autonomia que a 5G poderá trazer às fábricas.


Desse modo, a iniciativa das empresas quanto à aplicação de novas tecnologias que utilizam o 5G será decisiva no seu sucesso, recompensando aquelas que inovarem em seus segmentos.


Para saber mais sobre o que é a 5G, clique aqui: O que é 5G? – Telecomunicações – Tecnoblog

Para saber mais sobre os benefícios da 5G e IIoT, clique aqui: ‘Internet das coisas’: como o 5G poderá beneficiar setores da indústria, agricultura e medicina | Campinas e Região | G1 (globo.com)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recentes