Com mercado da construção civil em expansão no país, torna-se necessário conhecer as tendências que o setor projeta para os próximos anos
Em estudo da Prospecta Analytica, estima-se que a expectativa de crescimento do setor de construção civil seja de 4,5% em 2023. A pesquisa levou em conta previsões de estabilidade no preço de materiais e insumos. Ademais, o setor está otimista quanto à retomada do programa Minha Casa Minha Vida, que influenciará positivamente no aquecimento do segmento de construção.
Além disso, um levantamento publicado pela Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias (ABRAINC) e a empresa Deloitte projeta que os três setores que compõem a cadeia de construção (infraestrutura, infraestrutura de base e construção civil e incorporação imobiliária) vão investir R$2,7 trilhões em inovações na área, gerando novos empregos e novas tecnologias até 2030.
Se você quiser saber mais sobre os investimentos da construção civil nos próximos anos, clique aqui e veja nosso texto sobre o assunto: Em cenário de incertezas, construção civil aposta em inovação – Viabiliza + (viabilizamais.com.br)
Fica evidente a necessidade do empresário do ramo, assim como seus potenciais investidores e clientes, estudarem os rumos que a área da construção civil está tomando e as inovações metodológicas, de gestão e tecnológicas que estão conquistando cada vez mais espaço no mercado. Abaixo, estão listadas seis delas.
1. Gestão BIM
Referência metodológica, a importância do BIM (Building Information Modeling) hoje é tão grande na construção civil que seu uso virou obrigatório, por lei, em 2021. O sistema consiste na representação digital e tridimensional das características físicas e funcionais de um edifício. O BIM permite velocidade, antecipação de conflitos e resolução, além de facilitar o planejamento da obra. Com ele é possível desenvolver o gerenciamento dos projetos desde a gestão do time, a compatibilização e planejamento de implantação.
Se você quiser saber sobre como a Viabiliza + utiliza a gestão BIM em seus projetos, clique aqui e conheça nossos serviços: Gestão BIM – Viabiliza + (viabilizamais.com.br)
2. ESG
O ESG é um conjunto de práticas e diretrizes que podem ajudar a definir se uma empresa é sustentável, socialmente consciente e bem gerenciada. Em geral, é um conceito que engloba a geração de valor econômico aliado à preocupação com as questões ambientais, sociais e de governança corporativa por parte das empresas. O ESG mostra-se fundamental para as empresas e indústrias que desejam ser vistas por investidores e consumidores como uma organização séria e que se preocupa com o futuro.
Se você quiser saber mais sobre o ESG, clique aqui e veja nosso texto sobre o assunto: O que você perde ao ignorar o ESG – Viabiliza + (viabilizamais.com.br)
3. Uso de Softwares especializados em processos construtivos
Hoje, é indispensável para uma construtora automatizar e simplificar processos complexos por meio de softwares especializados para a construção civil, gerando agilidade e poder de cálculo, reduzindo custos e possibilitando maior tempo para o desenvolvimento de partes do projeto que necessitam mais do fator humano.
4. Edificações sustentáveis
O Brasil está entre os 10 principais países que concentram mais edificações sustentáveis, possuindo posição de destaque no ranking de Liderança em Energia e Design Ambiental, ou LEED, que contabiliza edificações que utilizam de meios, materiais, tecnologias e metodologias sustentáveis. Esse mercado, ainda de nicho, está em crescimento contínuo, e a certificação da LEED é estimada e reconhecida mundialmente.
Se você quiser saber mais sobre o Brasil e sua posição no ranking da LEED, clique aqui e veja nosso texto sobre o assunto: Brasil é um dos líderes em construção civil sustentável – Viabiliza + (viabilizamais.com.br)
5. Engenharia de Custos
De acordo com o Instituto Brasileiro de Engenharia de Custos (Ibec), tal engenharia pode ser definida como “a área da engenharia dedicada à gestão financeira de um projeto que envolve atividades como estimativa, controle de gastos, previsão de custos, avaliação de investimentos e análise de risco. Nela, os engenheiros planejam e monitoram projetos de investimento. Portanto, buscam o equilíbrio ideal entre os gastos, a qualidade e os requisitos de tempo.” Atualmente, a engenharia de custos está em ascensão dentro do mercado de construção por ocupar uma posição estratégica e essencial em projetos.
6. Canteiro de obras inteligente
A partir de um monitoramento contínuo e em nuvem do canteiro de obras, é possível analisar rapidamente situações a fim de replanejar partes do projeto caso necessário, evitar vandalismo e furto na área, além de ajudar na prevenção de acidentes. O canteiro de obras inteligente permite, também, a comunicação instantânea entre equipes e colaboradores, acelerando os processos relacionados à obra. Pode-se citar, entre as tecnologias que pertencem a esse tipo de sistema:
- Câmeras timelapse;
- Leitores de placa de veículos;
- Câmeras de detecção de EPIs;
- Controle de acesso restrito;
- Radar móvel.
A partir de sistemas IoT (Internet das Coisas), é possível integrar todas essas ferramentas no canteiro de obras de maneira a permitir o controle remoto delas, com interfaces intuitivas e eficientes.